medicina tradicional chinesa - centro diagnóstico e tratamento
Licenciado pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa e Faculdade Medicina Tradicional Chinesa Nanjing da República Popular da China.
acupunctura
moxabustão
crioterapia
laser
massagem tui na
dietética
pressoterapia

Acupunctura e Moxabustão - O equilíbrio da energia

A acupunctura foi o primeiro tratamento tradicional Chinês a ser conhecido no ocidente.
A palavra “acus” significa agulha e “acupunctura” significa perfurar com uma agulha.
Os especialistas praticam a sua arte utilizando algumas agulhas finas que inserem em determinados pontos do corpo. Estes pontos estão localizados e juntam-se em “canais” ou “meridianos”, linhas estas que percorrem o nosso corpo. Estes meridianos formam uma rede que se compara a um sistema de irrigação.
O nosso sistema de meridianos pode ficar bloqueado ou enfraquecido, causando um desequilíbrio de energia e possíveis doenças, e a acupunctura permite que a energia volte a circular livremente, eliminando os bloqueios.
Os pontos de acupunctura situam-se ao longo do percurso dos meridianos. Podemos imagina-los como pequenos vórtices de energia que se formam onde a circulação de energia foi interrompida.
Quando se fala de tratamento por acupunctura quer-se normalmente dizer acupunctura e moxabustão. Ambos os tratamentos têm sido utilizados em conjunto ao longo da historia chinesa.
Moxabustão é o acto de queimar uma planta junto ao corpo. (Artemesia vulgaris lactiflora).
A ”Moxa”, como é muitas vezes chamada, é usada juntamente com as agulhas para aquecer.

O que é a Medicina Tradicional Chinesa

Fitoterapia e Massagem Tui Na

Acupunctura e Moxabustão - O equilíbrio da energia